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Previdência BRB

Ed.07 - Ago 2025

A nova edição do nosso informativo já está no ar! Fique por dentro das principais novidades, ações e conquistas da Previdência BRB. Informação clara, prática e acessível para você acompanhar tudo de perto!

Minuto Compliance

Boas práticas, transparência e ética para fortalecer a governança e a integridade na Previdência BRB. No Minuto Compliance trazemos as últimas novidades e melhorias em nossas ações de governança.

Dicas LGPD

Privacidade, segurança da informação e proteção de dados: tudo o que você precisa saber para se adequar à LGPD.

Aqui você acompanha as ações da Previdência BRB!

Mais do que seguir regras, compliance é sobre atitudes. Nesta edição, mostramos como a integridade nasce do comportamento diário de cada profissional e como a ética, quando vivida, se transforma em valor estratégico para a Previdência BRB.

Canal de Ética e Ouvidoria da Previdência BRB:

Você sabe quando utilizar cada um?

A Previdência BRB disponibiliza o Canal de Ética e a Ouvidoria, em seu site. 

Esses canais são fundamentais para assegurar a conformidade, a ética e a integridade nos trabalhos desenvolvidos na Entidade e consequentemente a satisfação dos participantes.

Canal de Ética:

É um canal seguro e confidencial para registrar denúncias relacionadas a atitudes que violem o Código de Conduta e Ética, normativos internos ou a legislação vigente.

É destinado às pessoas que desejam reportar práticas antiéticas ou ilícitas, com garantia de sigilo e proteção ao denunciante de boa-fé.

Quando usar? Ao evidenciar ou suspeitar de conduta antiética, ilícita ou de violação ao Código de Conduta e Ética, normativos internos ou leis, como por exemplo: fraude, corrupção, assédio moral ou sexual, conflito de interesses.

Como funciona? Canal disponível 24h, via plataforma digital (www.previdenciabrb.org.br/canal-de-etica/) e telefone: 0800 800 8090. executado por empresa terceirizada, totalmente independente, com profissionais capacitados e apuração técnica, rigorosa e imparcial.

Canal disponível 24 horas por dia, por meio da plataforma digital (www.previdenciabrb.org.br) e pelo telefone 0800 800 8090. Operado por empresa terceirizada, totalmente independente, com profissionais capacitados e atuação baseada em apuração técnica, rigorosa e imparcial.

Ouvidoria:

A Ouvidoria é o canal de comunicação da Previdência BRB para acolher manifestações não solucionadas pelo primeiro atendimento.

Quando usar? Ao evidenciar falha no atendimento, problemas com serviços, prazos, informações, além de elogios ou sugestões.    

Como funciona? Acesso disponível no site da Previdência BRB( https://canal.ouvidordigital.com.br/ouvidoriaregius), com acompanhamento da demanda e retorno formal.

Fluxo recomendado

Use os canais oficiais primeiro; se não resolver, acione a Ouvidoria.

  1. Canais oficiais de atendimento

    Telefone
    0800 000 2977
    Ligar
  2. Não resolveu? Acione a Ouvidoria

    Registre sua manifestação pelo site da Previdência BRB para acompanhamento formal.

Lembre-se: Assunto envolvendo má conduta, ilicitude ou violação ética? Utilize o Canal de Ética.

Questões não resolvidas sobre atendimento, serviços ou sugestões? Use a Ouvidoria.

Ambos os canais reforçam nosso compromisso com a ética, transparência e excelência no atendimento.

DICAS LGPD

Proteger dados é uma responsabilidade compartilhada! Saiba como a Previdência BRB fortalece a segurança da informação e garante a privacidade com as melhores práticas do mercado.

Consentimento e Tratamento de Dados: É Sempre Necessário Autorizar?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) garante que o tratamento de dados pessoais deve ocorrer com base legal clara, respeitando os princípios da finalidade, necessidade, transparência e segurança.

Mas, afinal, o consentimento é sempre necessário?
A resposta é: não.

Consentimento é uma entre várias bases legais!

O consentimento é apenas uma das bases legais previstas na LGPD. Na Previdência BRB, muitos tratamentos de dados pessoais não se apoiam no consentimento, mas sim em outras bases legais, como:

  • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória – por exemplo, envio de informações à PREVIC ou à Receita Federal.
  • Execução de contrato ou de procedimentos preliminares – como a adesão do participante a um plano de benefícios.
  • Exercício regular de direitos em processo – como a defesa em processos administrativos, judiciais ou arbitrais.

Nestes casos, não se exige consentimento, desde que observadas as finalidades legítimas.

Quando o consentimento é necessário,
ele deve ser claro!

O consentimento é exigido quando os dados forem tratados para finalidades não diretamente relacionadas ao contrato previdenciário ou às obrigações legais da Entidade. Nestes casos, a Previdência BRB solicita o consentimento de forma clara, destacada e com a opção de revogação a qualquer tempo.

Segurança também é dever de todos.

Consentimento é uma entre várias bases legais!

O consentimento é apenas uma das bases legais previstas na LGPD. Na Previdência BRB, muitos tratamentos de dados pessoais não se apoiam no consentimento, mas sim em outras bases legais, como:

  • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória – por exemplo, envio de informações à PREVIC ou à Receita Federal.
  • Execução de contrato ou de procedimentos preliminares – como a adesão do participante a um plano de benefícios.
  • Exercício regular de direitos em processo – como a defesa em processos administrativos, judiciais ou arbitrais.


Nestes casos, não se exige consentimento, desde que observadas as finalidades legítimas.

Quando o consentimento é necessário,
ele deve ser claro!

Independentemente da base legal utilizada, todos os tratamentos seguem medidas de segurança da informação para proteger os dados contra acessos não autorizados, perda ou vazamento.

Tem dúvidas sobre como seus dados estão sendo tratados ou quer exercer algum dos seus direitos? Entre em contato pelo canal oficial da Entidade:

https://previdenciabrb.org.br/privacidade-e-dados-pessoais/

Previdência BRB – Transparência e Segurança no tratamento dos seus dados.

Em caso de dúvida sobre a segurança dos seus dados ou para exercer seus direitos como titular, entre em contato com o nosso Encarregado de Dados (DPO) pelo e-mail:

encarregadodedados@previdenciabrb.org.br

A proteção das suas informações começa com pequenas atitudes no dia a dia. Fique atento e seja protagonista da sua segurança digital!